segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mitos sobre a personalidade felina


Há muito equivoco no que se fala sobre o comportamento dos gatos.
Quem não gosta ou não conhece bem os gatos costuma dizer que eles são bichos egoístas, ariscos, traiçoeiros e que não se apegam ao dono. Puro preconceito.
gato tem autonomia (mia) emocional, sofrem menos ansiedade causada pela separação quando as pessoas estão fora de casa (segundo o veterinário Manfredo Werkhauser de Belo Horizonte, MG).
Quem já viu um gato se enroscar nas pernas do dono que chega em casa sabe que eles são bastante carinhosos.

Muita gente acredita que gatinhos não são uma boa opção pra que tem criança pequena em casa, pois, podem machucar. Assim como existem cães mais ou menos agressivos, há bichanos mais ou menos ariscos. O importante, em qualquer dos casos, é os pais ensinarem seus filhos, desde cedo, a respeitar os animais, não importa o temperamento que o amigo de pêlos tenha.


GATOS e BÊBES
Quando a dona de um gatinho espera um bêbe, sua mascote pode ficar com ciúmes (e ficam mesmo, ja ouvi relato disso), exatamente como muitos cães também ficam. Mas é possivel prepará-los para a chegada do novo menbro da familia. Se é a mulher quem costuma dar mais colo para o bichinho, já durante a gravidez ela pode acostumá-lo a ficar sentado numa almofada ao seu lado. Também é interessante que a outra pessoa que more na casa passe a dar mais atenção para o gato, principalmente no período em que a mamãe estiver mais envolvida com os cuidados do bêbe.


DIVERSÂO SEM FIM
Gatos são brincalhões por natureza. Observá-los travando verdadeiras batalhas com um ratinho de brinquedo, uma bola de papel, uma caneta, uma caixa (da Avon), é garantia de alguns muitos minutos de risada e distração. Embora eles adorem sacolas de supermercado, é bom tomar cuidado com elas. Ele pode engolir pedacinhos e até sufocar.
(Fonte: Parte da matéria do Guia Whiskas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário